Páginas

Seja Bem Vindo (a)

Meu propósito para com este blog, está em coletar e difundir importantes mensagens voltadas para o autoconhecimento, percepções metafísicas, espirituais e poéticas, respeitando e identificando sempre os autores e fontes das mesmas.

sábado, 22 de setembro de 2012

Do que são feitos os sonhos?


Em todas as épocas os sonhos sempre ocuparam a atenção dos homens.

Para alguns povos antigos, os sonhos eram a chave do conhecimento mágico e espiritual, onde seriam reveladas passagens
  secretas para fatos do passado, presente e futuro.

Em psicologia, a análise do sonho é bastante utilizada como instrumento para o terapeuta.


Nem todas as correntes da psicanálise fazem uso do estudo dos sonhos, mas para Freud, por exemplo, o sonho diz respeito ao inconsciente e a fenômenos psíquicos durante o sono, sendo o sonho um mapa para o inconsciente.


Uma vez que os sonhos estão ligados ao inconsciente, não há, neles, uma seqüência lógica de fatos, não estando presos às leis espaço-temporais do mundo físico.


Recheados de fatos cotidianos e de impulsos inconscientes, em geral, tudo parece estranho num sonho, onde muitas vezes somos espectadores, como que vendo um filme, e noutras vezes somos os protagonistas de histórias surreais, onde tudo é possível e desejos inconscientes podem vir à tona.


O sonho funciona assim, como um mediador de forças entre o consciente e o inconsciente, fazendo com que situações agradáveis possam ser mantidas e prolongadas durante o sonho, e que situações ameaçadoras possam ser interrompidas.


Para Freud, o conteúdo visível do sonho é a história que se desenrola, mas o que mais interessa é o que está por trás da história, os impulsos inconscientes que a originaram.


Os sonhos são formados por um complexo conjunto de fatores que ainda não foram totalmente desvendados, seja por místicos ou por cientistas, mas que sempre farão parte da vida do ser humano. Os sonhos revelam um outro mundo, um outro “eu”.



Os Sonhos e a Adivinhação

Conhecer o futuro sempre foi uma obsessão do ser humano.

Há várias formas de adivinhação: pela água, moedas, conchas, cartas de tarô, astrologia e incontáveis outros.


Para muitos povos e culturas, os sonhos também podem trazer uma grande gama de informações divinatórias.


Muitos profetas bíblicos receberam mensagens divinas através de sonhos; os pajés nas tribos brasileiras são dotados de poderes mágicos que os fazem conseguir interpretar os sonhos dos homens; cientistas, também durante os sonhos, encontraram a solução para problemas até então insolúveis e a inspiração para inovações nunca vistas.


Apesar de os sonhos serem uma ferramenta de auto-conhecimento, é possível que em certas situações eles também apontem os caminhos de acontecimentos futuros, seja através de símbolos ou de mensagens explícitas.


Na Torá ou Antigo Testamento, no
Gênesis, consta que “Deus, porém, veio a Abimeleque, em sonhos, de noite, e disse-lhe:
Eis que estás para morrer por causa da mulher que tomaste; porque ela tem marido”, fazendo com que Abimeleque tivesse que escolher um novo rumo para sua vida.


Já o cientista
Friederich Kekule compreendeu a estrutura molecular do benzeno após sonhar com uma cobra mordendo a própria cauda, num exemplo onde um sonho traz a chave para a elucidação de um problema.

Mayadevi, mãe do
Buda Sidarta Gautama, enquanto estava grávida teve um sonho onde um elefante branco voando pelo céu vinha visitá-la e então ingressava em seu útero, e assim ela soube que conceberia uma criança pura e poderosa, pois na Índia o elefante simboliza a sabedoria, tendo também no sonho ele vindo do céu, Tushita (a terra pura onde habita o Buda Maitreya).

Em todas essas situações foi necessária uma
observação consciente sobre as mensagens e símbolos apresentados nos sonhos, de modo a entender melhor a si mesmo e os acontecimentos à sua volta.


Sonhos recorrentes ou em capítulos



Sonhar sequencialmente o mesmo tipo ou padrão de sonhos não é tão incomum como muitos imaginam.

Sonhar em capítulos, onde a estória do sonho vai se desenrolando, também é algo inúmeras vezes revelado ao sonhador durante suas jornadas noturnas.


Nas minhas consultas de consultório, estes tipos de sonho costumam tomar espaço de investigação nos meus pacientes.


Neste tipo de sondagem, uma busca bem diferenciada no quesito do autoconhecimento se instala e sempre, infalivelmente, transcende o lugar comum.


Situações impensáveis são reveladas quando se começa a transitar mais lucidamente por este potente canal de informação.


Tanto nossas origens, como nosso agora e o futuro estão constantemente nos sendo apresentados, reapresentados e desenhados e redesenhados no universo onírico.


Podemos caminhar ativamente por este portal de comunicação compreendendo mais de tudo o que nos constitui, ainda avançando muito além do imaginável, em meio à autonomia impensável.


Existe uma interface entro os sonhos e a realidade em que estamos vivendo.


Ambos são lâminas de realidade, versões da mesma dinâmica existencial em pleno movimento.


Os recorrentes nos dizem que é necessário que algo mude urgentemente.


A vida  é dinâmica, repetição dos sonhos e cenários de vida é de se questionar, entender e resolver mais rápido
possível.

Podemos ser criadores das nossas realidades quando nos habilitamos a sair do “sonho” existencial, ou seja, do sonambulismo crônico.


Podemos começar a nos conhecer de verdade observando nossas reais capacidades criadoras em qualquer lugar onde a nossa consciência estiver.


Nos sonhos, o processo não é diferente, estamos aptos, somos capazes de mais, não é difícil.


Estar lúcido e ativo, portanto, requer prática constante até que o padrão mental de estar desperto permaneça definitivamente dinamizado nos circuitos cerebrais.


Precisamos, então, ter consciência de que somos constituídos de uma máquina humana com referências e circuitos cerebrais que possuem habilidades muito além do uso comum.


Existe neuroplasticidade no cérebro, ou seja, tudo pode mudar a vida toda e constantemente.


Se todo o nosso padrão mental é capaz de ser remodelado, então, por que não investir em ganhar autonomia nesse processo?


Ou nossa consciência rege o dinamismo desta orquestra mediante ações deliberadas, ou esta orquestra toca por conta própria, vítima da cultura, dos acontecimentos que a estruturou e, pior, a mando de outros…


Para o cérebro, a linha do tempo, passado, presente, futuro utilizada que nos situa na realidade, não existe. Percebemos e sentimos o todo no agora, todas as nossas memórias estão no nosso agora.

 Todas as ativações que ocorrem pelo emocional, por lembranças, sensações e mesmo projeções para o futuro, de fato, estão no agora, para o cérebro, para o nosso psiquismo não há passado.

Portanto, não levar a sério questões, sonhos, porque aconteceram no período do sono, ou mesmo um suposto passado, pode ser infinitamente prejudicial ao desenvolvimento humano.


Tudo o que vem à mente tem motivo, sonhos noturnos, questões emocionais, aspirações, etc.


Sonhos recorrentes ou em capítulos são aventuras da consciência que o está alertando sobre algo maior que você não consegue ver em sua vida.

Atente.



Como interpretar os sonhos

“Se podemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade.”

Todas as pessoas sonham. Platão já sustentava a opinião moderna de que os sonhos revelam a verdadeira natureza do ser humano.


Na sua obra “República”, escreveu que, ” em todos nós, mesmo nos homens bons, há uma natureza selvagem, bestial e sem lei, que surge durante o sono “.


N
o entanto, foram Freud e Jung que apresentaram as mais importantes teorias sobre os sonhos.

Freud, afirmou que os sonhos são consequências da repressão de alguns de nossos desejos, tão estranhos à nossa natureza consciente, que só aparecem sob a forma de símbolos, uma de suas obras ” Interpretação dos Sonhos “, trata especificamente sobre esse assunto.


Jung, além de compartilhar das idéias de Freud, reconhecendo o inconsciente ou ” Id ” , também sugeriu que havia algo que denominou de ” Inconsciente Coletivo ” , uma parte da mente na qual estão depositadas as informações comuns a todos os seres humanos, assim pretendia explicar o fato de pessoas de culturas diferentes, de pontos opostos da Terra, relatarem sonhos com símbolos específicos, aparentemente com o mesmo significado.


Psicólogos, analistas, psicoterapeutas, médicos e escritores especializados, nos falam sobre a importância dos sonhos.


A Psicanálise, recorre à análise dos sonhos, como forma de investigar quais impulsos inconscientes influenciam a conduta do sujeito.


A terapia, consiste basicamente em ouvir o relato do paciente e explorar o seu conteúdo simbólico.


Segundo os estudiosos do sono, os sonhos ocorrem em uma fase do sono denominada, em inglês ” REM ” Rapid Eye Movement, ou em Português ” MRO ” Movimento Rápido dos Olhos, na qual os olhos movem-se rapidamente por baixo das pálpebras fechadas.


Esse estado do sono caracteriza-se por atividade cerebral tão intensa, quanto a que se desenvolve em estado de vigília, comprovado por meio de registros obtidos com o uso de eletroencéfalográfico.


Porém o objeto de nosso estudo dos sonhos sob a ótica da Magia, nos remete aos primórdios da humanidade, quando o homem sonhava e procurava nos sonhos as mensagens que os deuses lhe enviavam através dos símbolos neles contidos.


O mais antigo registro de interpretação dos sonhos, datam do início de nossa era, no antigo Egito e Caldea.


Os magos, intuitivamente compreendiam a existência de uma relação entre o sonho e quem sonha.


Elaboraram sistemas interpretativos, cujos vestígios encontramos na mitologia, na bíblia e nos escritos de filósofos gregos, árabes e orientais dos primeiros séculos.


Baseava-se na observação, na intuição, na experiência e no raciocínio.


A interpretação tradicional, caracterizava-se por atribuir aos sonhos, uma dimensão essencialmente premonitória.


O sonho era então considerado como uma advertência dos deuses, e a sua interpretação destinava-se a orientar as pessoas na sua vida cotidiana.


O exemplo clássico desse fato é o sonho do Faraó do Egito:

O Faraó sonhou com sete vacas magras que devoravam sete vacas gordas, então José, numa predição simbólica, anunciou-lhe sete anos de fome que se seguiriam aos sete anos de fartura que o Egito conhecera.


Com base nessa interpretação o Faraó, tomou então medidas que possibilitou a sobrevivência do povo Egípcio durante os anos maus e ainda comercializou o excedente com os povos vizinhos que não tomaram as mesmas precauções.


O Valor prático e material dos sonhos, nos é revelado, quando aprendemos a interpretá-los corretamente.


A interpretação deve obedecer à critérios sumamente cuidadosos.


Por exemplo, devemos considerar as influências do tempo, da temperatura, dos signos do zodíaco e do estado de saúde de quem sonha.


Se a pessoa que sonhou estiver doente, o seu sonho não deve ser interpretado, pois poderá ter sido influenciada pelo abatimento em que se encontra.


Silvia Malamud

Autora do Livro: Projeto Secreto Universos

Email:
solvia.md@gmail.com



LIVROS

Sonhando com os Deuses

Necessitamos de um período de descanso físico e mental, temos sono e, para suportá-lo, dormimos.

A conseqüência deste ato tão natural podem ser os sonhos, pois no momento do sono entramos em um estado alterado de consciência em que nossos deuses e deusas podem se aproximar mais facilmente  de nós.

Esta é a visão do Autor, que ensina rituais projetados para solicitar sonhos a nossas divindades pessoais, além de analisar teorias sobre os sonhos e sua importância para os antigos egípcios, sumerianos, babilônios, gregos, romanos, havaianos e nativos americanos.


O Autor recupera a visão dos antigos povos politeístas, segundo os quais os sonhos são experiências espirituais em que conselhos ou avisos são recebidos das divindades, e, mais importante, mostra como fazer para que nossas divindades pessoais nos visitem nos sonhos, transformando o sono em um processo mais elevado, um momento sublime para entrar em contato com o sagrado….


clique aqui e veja o livro


Editora: Gaia

Autor: SCOTT CUNNINGHAM

ISBN: 8585351942

Origem: Nacional

Ano: 2002

Edição: 1

Número de páginas: 169

Acabamento: Brochura

Formato: Médio


Sonhos, Viagens à Alma

Sonhar é viajar  para outro universo, e é isso que o autor propõe neste livro: analisar as possibilidades do sonho.
Para isso, investiga antigos pensadores como Freud e Jung e traz à tona informações preciosas relativas a esse fenômeno tão comum e ao mesmo tempo tão desconhecido, cheio de misticismo e mistério…


clique aqui e veja o livro


Editora: Butterfly

Autor: EURIPEDES KUHL

ISBN: 8588477017

Origem: Nacional

Ano: 2001

Edição: 1

Número de páginas: 252

Acabamento: Brochura

Formato: Médio

Dicionário de Sonhos

Este livro contém 20.000 interpretações de sonhos cuidadosamente coligidas e relacionadas, pelo astrólogo Zolar, a partir de documentos transmitidos através dos séculos.

clique aqui e veja o livro


Editora: Nova Era

Autor: ZOLAR

ISBN: 8577011593

Origem: Nacional

Ano: 2006

Edição: 36

Número de páginas: 681

Acabamento: Brochura

Formato: Médio





Fonte -  http://saintgermanchamavioleta.blogspot.com.br/



___________

Lisa Teixeira 
Setembro - 2012 

Nenhum comentário:

Postar um comentário