Páginas

Seja Bem Vindo (a)

Meu propósito para com este blog, está em coletar e difundir importantes mensagens voltadas para o autoconhecimento, percepções metafísicas, espirituais e poéticas, respeitando e identificando sempre os autores e fontes das mesmas.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Peru: 877 golfinhos e 1,5 mil aves morrem de causa desconhecida

 


As autoridades peruanas recomendaram a população a evitar diversas praias e a não comer peixes após a morte misteriosa de centenas de golfinhos e pelicanos durante as últimas semanas. 
"A Direção Executiva de Saúde Ambiental determinou às prefeituras que orientem a população sobre o risco de se frequentar as praias onde há golfinhos e pelicanos mortos", assinala o Ministério da Saúde.
Ao menos 1,5 mil aves, a maioria pelicanos, morreram de causa desconhecida nas últimas duas semanas, do mesmo modo que 877 golfinhos, segundo o Ministério do Meio Ambiente. 
"Enquanto não soubermos com certeza as causas científicas das mortes manteremos as medidas", disse nesta segunda-feira o diretor de proteção ambiental do Ministério da Saúde, Bernardo Ausejo.
"Esperamos que dentro de cinco a dez dias possamos liberar as praias", assinalou Ausejo, em meio à pergunta mais popular do país: o que está matando os golfinhos e pelicanos? 
Abraham Levy, presidente da Meteorológica, a principal empresa privada de previsão do tempo no Peru, atribui as mortes ao aquecimento das águas do mar, devido ao fenômeno climático El Niño. 
"O último caso de morte em massa de aves marinhas data de 1997 (...) e em ambos houve um importante aquecimento do mar", disse Levy à AFP.
"O aquecimento do mar altera a cadeia alimentar, que é algo complexo que começa com o plâncton e acaba nas aves marinhas para as aves, e no lado dos mamíferos acaba nos lobos marinhos...", explicou Levy. 
A ex-vice-ministra da Pesca Patricia Majluf disse que a morte das aves se deve à falta de anchovas, que migram para o sul diante do aquecimento das águas, e que os golfinhos são vítimas de um vírus.
O biólogo Carlos Bocanegra, professor da Universidade Nacional de Trujillo (norte), afirma que os golfinhos são vítimas da prospecção de petróleo e gás nas águas do Pacífico norte peruano. 
"Não é surpresa a morte dos golfinhos. São os ruídos que estão matando os golfinhos que depois aparecem nas praias", declarou Bocanegra à rádio RPP, descartando a presença de um vírus.
Sobre os pelicanos, Bocanegra concorda que a causa é a ausência de anchovas devido ao aquecimento das águas: "a temperatura do mar em La Libertad (norte) chegou a 22°C, quando não deve superar os 17°C".
Fonte: Terra

 

Autoridades do Peru investigam causa da morte de 877 golfinhos




O governo do Peru vai investigar a causa da morte de mais de 800 golfinhos no Norte do país. O vice-ministro de Desenvolvimento Estratégico de Recursos Naturais do Ministério do Meio Ambiente, Gabriel Acosta Quijandría, disse que há suspeitas de que os animais tenham sido atingidos por vírus.
Ele informou que estão sendo feitos testes para a verificação da presença dos vírus Morbillivirus e Brucella, que podem ter sido os principais causadores da morte dos animais. A expectativa, de acordo com Quijandría, é que as investigações sejam concluídas em cerca de duas semanas.
De acordo com o ministro, houve mortes de golfinhos também no México e nos Estados Unidos. No caso do Peru, foram encontrados 877 golfinhos mortos, em uma faixa de 220 km da região de Punta Aguja. Segundo ele, 80% dos animais estavam em "adiantado estado de decomposição".
Os trabalhos de investigação sobre a morte dos golfinhos são feitos pelo Instituto do Mar e o Serviço Nacional de Áreas Protegidas pelo Estado, além do Ministério do Meio Ambiente. Quijandría observou que estudos feitos já descobriram que os golfinhos não foram mortos pela ação de pescadores.
Fonte: Terra 
 
 
 
 

Governo peruano investiga morte de mais de 500 pelicanos em sua costa




O governo do Peru está investigando a morte de mais de 500 pelicanos ao longo de 70 quilômetros de sua costa norte, entre as cidades de Piura e Lambayeque.
Os animais foram encontrados no final da semana passada, na mesma região peruana onde cerca de setecentos golfinhos apareceram mortos no início do ano.
Uma ONG ambientalista local disse à BBC que suspeita que os animais estejam sendo afetados por uma epidemia viral.
Análises preliminares indicam que os animais morreram nos últimos dias na praia - e não em alto-mar.
Além de golfinhos e pelicanos, foram encontradas ali as carcaças de atobás, leões marinhos e uma tartaruga.
O governo peruano se declarou "profundamente preocupado" com o problema.
Fonte: BBC 
 
 
via:  http://arquivosdoinsolito.blogspot.com.br
 
 
 
___________
 
Lisa Teixeira
Maio / 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário