Páginas

Seja Bem Vindo (a)

Meu propósito para com este blog, está em coletar e difundir importantes mensagens voltadas para o autoconhecimento, percepções metafísicas, espirituais e poéticas, respeitando e identificando sempre os autores e fontes das mesmas.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Sonhos lúcidos e aproveitamento das horas de sono



























1. Sono. O ser humano permanece aproximadamente 1/3 da sua vida dormindo. Pela nossa cultura da vigília ativa, hemisférios esquerdo do cérebro, agitada, a maioria do povão, esse tempo do sono é desperdiçado, não aproveitado, jogado fora, não sendo de muita utilidade. Ja ouvi pessoas dizendo que se pudessem não dormiriam, par aproveitar mais a vida

2. Cultura.Na nossa cultura, acredita-se que o sono apenas sirva para a pessoa descansar e recuperar as energias. Isso é alienação onírica. Não é que o sono não sirvapra isso. Qualquer um que teve uma boa noite de sono ou toru um cochilo sabe o quanto é refrescante, a pessoa fica coms as baterias recarregadas, Durante o sono diversos hormônios indispensáveis ao organismo entram em ação, certos aspectos da memória e aprendizado trabalham n sono

3. Mecanismos. Os mecanismos subjacentes aos processos do sono seriam fisiológicos e serviriam para descansar a maquina humana, que o cérebro diminuiria bastante a sua atividade, o chamado "modelo operação tartaruga".

4. Operações. Pesquisas modernas mostraram o quão essa visão do sono é errada. Em primeiro lugar, o sonho que é o responsável pela reposição das energias psíquicas.

5. Prova. Pessoas que dormiam, mas eram impedidas de sonhar tinham diminuição da resistência física, stresse, irritabilidade, falta de memória, falro de concnetração, dificuldade de aprendizado que retornavam logo após poderem sonhar; gatos privados de sonhar morriam.

6. Sociologia. Podemos notar que alguns males da nossa sociedade, tais como esrese, irritabilidade, mal humor, negativismo, solidão, materialismo imprifícuo, radiclaismo negativo, são muito parecidos com a pessoas que passam por falta de sono. A sociedade seria melhor se dormisse mais e aproveitasse mais as horas de sono. Aqui podemos ven um enconro com dusas disciplinas importante a sociologia e a psicologia. Não adianta voce tentar melhorar a sociedade se não atuar no psicológico do indivíduo, nas causas psicológicas que levam ao desequilibrio. O contrário também é verdadeiro. Quando há uma enorme desagregação social, existe uma maior número de insonia, pesadelos, sonhos de ansiedade, etc.

7. Contrário. Por outro lado o bom sono renova sa baterias, da uma turbinada. Quantas vezes a gente não se sente outro após uma noite de sono, um cuchilo. Ajua do aprednizado, memória. Em processos fisiológicos, a emagrecer, e muito mais, e ainda por cima é de graça, não Faz mal e não não tem contrindicações ou efeitos colaterais.

8. Fisiologia. Fisiologicamente alguns órgãos adormecem, mas outros entram em plena atividade, no cérebro. Ou seja a tividade cerebral nunca para, senpre trabalhando, de uma forma ou de outra. E isso não deixa a pessoa cansada.

9. Sonhos. A nossa sociedade não sabe sonhar. Pesquisas antropológicas mosram que sociedades em que os sonhos são trabalhados não tem a grande maioria dos problemas psicológicos que tem a nossa sociedade. Nessas sociedades a primeira coisa que fazem ao se levantarem é discutir os sonhos da noite. Quando uma criança sonha com um tigre e acorda assustada o seu pai lhe fala era um tigre de sonhos e lhe poderá fazer mal.

10. Aproveitamento. A melhor forma de aproveitar o sonho em todas as suas possibilidades é através da prática reiterada e constante dos sonhos lúcidos. E não apenas ter sonhos lúcidos esporadicamente, de vez em quando, raramente. Um dos princípios da onirocrítica sonhos lúcidos é que quanto mais experiências oníricas lúcidas melhor para você.

Otavio Aquino



Fonte: http://sonhoslucidus.blogspot.com




_____________

Lisa Teixeira
http://muraldecristal.blogspot.com
Fevereiro / 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário