Páginas

Seja Bem Vindo (a)

Meu propósito para com este blog, está em coletar e difundir importantes mensagens voltadas para o autoconhecimento, percepções metafísicas, espirituais e poéticas, respeitando e identificando sempre os autores e fontes das mesmas.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Canárias preparam-se para erupção vulcânica


Evacuações em curso na ilha espanhola de Hierro após aumento de intensidade e frequência dos abalos sísmicos. Erupção poderá estar iminente.
De acordo com o El País, uma unidade especial do exército espanhol partiu esta quarta-feira para Hierro, pequena ilha do arquipélago das Canárias, para auxiliar uma eventual evacuação em massa. Também a ministra da Defesa Carme Chacón deslocou-se para a ilha. Até ao momento, apenas foram retirados 53 habitantes de zonas em risco.

Mais de 8.000 sismos de reduzida magnitude foram registados em Hierro desde 19 de Julho. A intensidade e frequência dos abalos tem aumentado nos últimos dias. Mais preocupante para os sismólogos do Instituto Geográfico Nacional (IGN), o hipocentro (profundidade) dos sismos encontra-se cada vez mais próximo do solo, o que poderá indicar que o magma está prestes a irromper pelas montanhas da ilha. Esta madrugada, foi registado um sismo a apenas dois quilómetros do solo.

Segundo o IGN, que realizou medições com aparelhos GPS, a ilha ‘inchou’ quatro centímetros desde o início da crise sísmica, o que é interpretado como mais um indício de que a lava está a subir à superfície, dilatando o terreno. Tem também aumentado o valor de dióxido de carbono na atmosfera de Hierro, ilha de 10.000 habitantes. Contudo, e apesar destes dados, os especialistas sublinham que uma eventual erupção não tem data marcada, e que esta pode nem sequer ocorrer.

No entanto, reina a precaução. Na terça-feira, a Guardia Civil aconselhou os habitantes de quatro aldeias da costa norte de Hierro a abandonar as suas casas perante o risco de derrocadas. A principal estrada da ilha encontra-se encerrada e há vários barcos a auxiliar o transporte da população. Um terço das escolas foram fechadas.

SOL


Fonte: http://sol.sapo.pt/inicio/Internacional/Interior.aspx?content_id=29671
http://quintadimensaoanovarealidade.blogspot.com/

Por: Lisa Teixeira
http://muraldecristal.blogspot.com
Setembro / 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário