Páginas

Seja Bem Vindo (a)

Meu propósito para com este blog, está em coletar e difundir importantes mensagens voltadas para o autoconhecimento, percepções metafísicas, espirituais e poéticas, respeitando e identificando sempre os autores e fontes das mesmas.

domingo, 19 de julho de 2009

A arte de educar



Hoje vim falar sobre educação.
Quero antes colocar-me em reverência e agradecer ao CRIADOR por todo o caminho que a vida me fez percorrer para chegar até aqui, onde me encontro.
Caminhos estes muitas vezes dolorosos, em que minha alma chegou a sucumbir, inflamar e desejar ardentemente desistir por inúmeras vezes.
Mas, eu não desisti...eu cheguei e estou aqui ocupando o meu lugar.
A vida ensina... e aprender é uma arte, é uma magia, requer esforço, concentração, horas e horas de dedicação, determinação, planejamento, requer vontade e muita, mas muita paciência.
Requer também um ingrediente essencial ... AMOR.
Sem AMOR, não se vai a lugar algum.
E toda vez que se fala em educação com amor, não podemos deixar de citar o grande mestre dos mestres, o grande protagonista da Pedagogia contemporânea, o tão inspirado e renomado Paulo Freire.
Confesso que sou uma seguidora de seus exemplos virtuosos.
Sim, pois Freire é um educador pelo exemplo e o seu método de ensino é o AMOR.
Por isso, o sigo incondicionalmente, pois sem AMOR eu nada sou.
Educar requer uma entrega de corpo e alma, uma entrega de amor.
Educar é lisonjear-se com a imensa responsabilidade que se tem nas mãos, pois é ter nas mãos, vidas, reais preciosidades humanas.
Educar é respeitar diferenças, é banir pré-conceitos, é ser pai, mãe, amiga, companheira, psicóloga, atriz, advogada, médica, enfermeira, confidente, administradora, conciliadora, é voltar a ser criança novamente, pelo simples fato de que é preciso aprender sempre.
Educar é sofrer, se envolver com o sofrimento do aluno, mas sem interferir em suas conquistas, é ajudar a superar barreiras e ao mesmo tempo colocar sempre mais uma pedrinha no caminho, mais uma dificuldade a ser transposta.
Educar é acreditar sempre, é ter um novo olhar para cada situação, é aprender e renovar-se a cada instante, é deleitar-se diante dos rostinhos em sala de aula.
Educar é ter orgulho do aluno que aprende e o mesmo orgulho por aquele que ainda não aprendeu, é vibrar quando o aluno vence um obstáculo.
É ser meiga e gentil, mas constante e firme ao mesmo tempo.
Educar é apontar caminhos, mas deixar que o outro caminhe com seus próprios pés.
Educar é saber agradecer e quero aproveitar esse momento, essa oportunidade para dizer a minha turma que sou grata a todos eles, a minha primeira e inesquecível turma do 4ºB.
Ah! me alegro em dizer que a cada dia posso degustar de um novo aprendizado...e como eu aprendo com os meus pequenos!
Cada um com sua luz.
E é por esse amor, por essa cumplicidade que nos une, por essa troca que afirmo, vale a pena o cansaço, vale a pena o esmero pelo cultivo dessas valiosas sementes.
Por isso eu venho hoje agradecer.
Agradecer por não passar por essa vida em vão!
OBRIGADOOOOOOOOOOOOOOOOO

Por: Lisa Teixeira
Julho / 2009


Nenhum comentário:

Postar um comentário